BLOCO DOS SUJOS ELEGE SEU FOLIÃO MAIS BONITO

Nunca houve uma festa nas ruas como a que comemorou a vitoria de Lula para presidente.

Ha muitas caracteristicas ineditas na vitoria de Lula para o cargo de presidente da Republica. Eh o primeiro lider de esquerda que chega ao poder no Brasil. Eh o primeiro operario na Presidencia. Eh o primeiro presidente que nao tem diploma de curso superior. Mas confesso que de todo o ineditismo que cercou esta eleicao o que mais me surpreendeu foi a festa que se seguiu aa divulgacao do resultado oficial.

Ha quem possa dizer que, se Lula foi eleito pela maioria dos eleitores, eh muito natural que esta maioria comemore. Mas nao eh assim. A primeira eleicao para presidente do Brasil, desde que cheguei nesta terra, foi a de Juscelino Kubitschek. Nao me lembro dela. Tambem nao me lembro da de Janio Quadros. Depois, foram 20 anos de ditadura. A eleicao de Tancredo Neves foi indireta. Resumo da opera: eleicao direta para presidente, desde que me entendo por gente, foi a partir da de Fernando Collor (toc toc toc). E nao me lembro de nenhuma comemoracao.

A maioria escolheu Collor (toc, toc, toc) e não comemorou. A maioria escolheu Fernando Henrique duas vezes e não comemorou. A maioria esperou a eleicao de Lula para comemorar. Foi um carnaval fora de epoca em que a musica preferida dos folioes era o Hino Nacional. Nao dah para se comparar com movimentos como o das Diretas Ja ou o do Fora Collor (toc toc toc) em que o povo foi em massa para as ruas. Era diferente. No domingo aa noite, ninguem tinha nenhuma reivindicacao a fazer. Ninguem queria provar que o povo unido jamais sera vencido. A intencao era so festejar. E isso nunca aconteceu antes.

Houve uma epoca em que o simples ato de votar ja pedia comemoracoes. Ir aas urnas era uma festa. Mas o resultado das urnas era encarado com esperanca ou ceticismo, mas sem alegria. Com o tempo, o eleitor se acostumou e essa festa acabou. Ela voltou agora para celebrar a vitoria de Lula. Por que?

Lula eh, sem duvida, o presidente do Brasil mais parecido com a massa que elege presidentes no Brasil. Nunca a maioria se identificou tanto com o eleito. Lula nao fala bem portugues, erra concordancias - verbais e nominais - tem problemas de diccao, parece que estah sempre pouco aa vontade dentro do terno e gravata. Enfim, eh um presidente do Brasil com cara de brasileiro.

A impressao que se tem eh de que a maioria se cansou de eleger os elegantes, os bem vestidos, os que falam bem e apostou suas ultimas fichas no lider do bloco de sujos. Com sua vitoria, a maioria se emocionou. Vem cah, se ate o presidente Fernando Henrique, o mais elegante, o mais bem vestido, o mais poliglota dos brasileiros, ficou emocionado, imagine o resto da populacao.

A festa de domingo aa noite foi a festa da identificacao. Se Narciso acha feio o que nao eh espelho, o povo brasileiro, que estah sempre enamorado de si mesmo, foi para as ruas celebrar a vitoria do mais bonito dos brasileiros. O bloco dos sujos, desta vez, escolheu um de seus pares.


- Artur Xexéo
O Globo, 31/10/02