De Recife ao Rio de Janeiro, artistas usam a criatividade para publicar suas próprias revistas alternativas

Internet decreta fim da "gaveta" de HQs

Lá vem ele de novo. O levante dos quadrinhos alternativos em forma de novas publicações impressas é sazonal e consagra gerações inteiras, para voltar ao underground após seus principais representantes serem abduzidos pelo (pigarro) "sistema".

A pequena -e crucial- diferença é que este fenômeno ocorre pela primeira vez depois que a internet realmente efetivou uma rede de contatos pessoais imprescindível na formação dessa nova versão da velha história.

São as revistas "Tarja Preta", "F.", "Mosh!" (cariocas), "Ragú" (de Recife), "Quase" (de Alegre, ES) e "10 Pãezinhos", dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, de São Paulo. Com diferentes autores, as publicações consagram uma geração que, sem traumas, adicionou o mouse e o monitor na paleta de suas opções de estilo.

"A internet é importante como os campos de várzea para o futebol", teoriza Arnaldo Branco, um dos editores da revista "F." ao lado do gaúcho Allan Sieber (autor da tira "Vida de Estagiário", publicada no Folhateen) e de Leonardo Rodrigues (chargista do jornal carioca "Extra"). "Dá para "praticar" quadrinhos, mas só por diversão e para impressionar as minas do Orkut", ironiza o cartunista, que, como quase todo desenhista hoje, possui seu próprio blog, Mau Humor (www.gardenal.org/mauhumor).

"As pessoas que fazem quadrinhos não ficam mais tão escondidas", continua Sieber, dono do www.allansieber.com. "A internet acabou com o lance da "gaveta" cheia de quadrinhos."
"A internet faz com que cheguemos ao público interessado mais rápido, e a parte gráfica mais acessível estimula a criação dessas novas revistas, por menor que seja a tiragem. É a filosofia punk do "faça você mesmo" de volta", explica Renato Lima, editor da "Mosh!". "A tendência é que cada um ache seu segmento de mercado específico." completa Lima, cuja publicação lida com a interseção entre quadrinhos e rock'n'roll.

Tal fusão também é tema da nova revista dos irmãos Gabriel Moon e Fábio Bá, que dividem "Rock'n'Roll" com Bruno D'Angelo e Kako, velhos contemporâneos. Os gêmeos, autores de álbuns consagrados como "O Girassol e a Lua" e "Meu Coração, Não Sei Por Quê", que acaba de ser lançado nos EUA, também estão na web, seja com site (http://10paezinhos.sites.uol.com.br), blog (http://10loucos.blogspot.com) ou fotolog (http://fotolog.net/10paezinhos).

A internet também ajudou a levantar a auto-estima desses autores. "O Arnaldo só desenhava em guardanapo até começar seu blog, que ficou extremamente popular, e hoje eu acho ele o maior gênio da nossa geração", exalta-se Matias Maxx, editor da "Tarja Preta".

A solução foi transformar a apatia em reação. "Fazer uma revista dá um trabalho desgraçado, e a grana nunca é uma certeza. É bastante cansativo", enfatiza Sieber, mais pé no chão. "Mas sempre tem otários novos para se jogar nessa empreitada insana, tipo eu, Leo e Arnaldo. Não damos bola para os conselhos dos mais experientes e possivelmente acabaremos nos dando mal. Ou tomando gin tônica em Acapulco."

"Está rolando um sentimento geral de publicação independente, o pessoal está vendo que não vale a pena ficar esperando um grande contrato, o negócio é começar a editar sozinho", continua Maxx, cuja "Tarja Preta" se resume no slogan "Terrorismo Editorial", e cuja terceira edição sairá exatamente no próximo 11/9.

"Quando me perguntam se tem espaço para a HQ nacional gosto de lembrar de Marcelino Freire, escritor pernambucano radicado em SP, que diz que "o espaço se cria metendo o pé na porta'", resume João Lin, editor da "Ragú", criada com leis de incentivo.

Eles falam de suas ações paralelas para manter a revista funcionando: a "Tarja Preta" já foi tema de grife de roupas, com desenhos feitos à mão pelos próprios desenhistas da revista, estratégia adotada pela "Quase" no formato camiseta, além de festas. "Também houve a venda das nossas almas a Satã, o que ajudou um pouco", brincam os capixabas.

"Como a gente já conhece bem a realidade dos quadrinhos no Brasil e sabe que ela é casca grossa, resolvemos criar um projeto anti-falência, em que eu e o Renato pudéssemos bancar do próprio bolso o prejuízo durante uns dez números", explica Lobo, outro editor da "Mosh!". "O formato de bolso foi decisivo neste momento -além de facilitar a venda da revista em shows e festas."

Ele continua: "Para o projeto funcionar bem, a gente montou uma distribuição própria, que pudesse lidar com 5.000 exemplares. Hoje, temos mais de 200 pontos de venda em todo o Brasil."

"Acho que o quadrinho é uma excelente forma de se expressar", completa Maxx. "A própria ignorância das pessoas em achar que "quadrinho é coisa de criança" às vezes ajuda, porque, aí, quando uma pessoa dessas lê, o impacto é muito maior. Um dos lemas da revista contradiz a bula de remédios: "Tarja Preta - mantenha ao alcance das crianças"." É como se a HQ fosse a porta de entrada.

ALEXANDRE MATIAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

VOLTAR PARA O BLOG0NEWS