O SALÃO CARIOCA DE HUMOR, um dos maiores eventos do Desenho e do Humor brasileiros, está retornando às suas origens.

Vamos realizar um evento grandioso e abrangente com uma programação farta e variada, como fora idealizado por Darcy Ribeiro e Stella Marinho ao firmarem as bases dos primeiros salões cariocas de humor, nos anos 80.

Esta edição, além de enfocar o desenho da charge, do cartum, da caricatura e dos quadrinhos - tradicionais nos salões de humor brasileiro - abre para outras manifestações da arte mais natural ao povo brasileiro: a de rir e fazer os outros rirem. Vamos mostrar também o humor no teatro, na música, no cinema, na TV, nos bate-papos, nas piadas de rua, saindo das pranchetas para as telas e os palcos.

Vamos ampliar os espaços de exposição e debates, sediando o evento na Laura Alvim, na formosa e célebre e carioquíssima praia de Ipanema, e incluindo também o agitado Centro da cidade, com um público popular, no Espaço Cultural dos Correios.

O dia 15 de dezembro de 2003 marca o início oficial dos trabalhos para a realização do XV Salão Carioca de Humor, que será inaugurado no dia 1º de março e se estenderá até 15 de abril de 2004.

O tema deste ano é a Política e o homenageado, claro, será o maior chargista brasileiro da atualidade: Chico Caruso. Com o melhor de seus 20 anos de charge diária em O Globo, e uma retrospectiva do Governo Lula (até agora). Participarão também os grandes nomes da História da Charge Brasileira, numa exposição histórica, e os melhores chargistas do momento, numa exposição coletiva. E uma verdadeira Seleção de Humoristas estará se apresentando ao vivo nas demais atividades.

Tudo isso será possível com o seu apoio e a sua participação. Contamos com você carioca da gema, da clara ou da casca do ovo. O importante é o espírito.