This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, agosto 09, 2015

    García Márquez e seu ofício

    "Pergunte a qualquer pessoa um pouco letrada quem é Gabriel García Márquez. Todos responderão que se trata de um escritor, óbvio. Uns acrescentarão que escreveu “Cem anos de solidão”, o livro em espanhol mais conhecido e vendido no mundo depois de “Dom Quixote”. Outros lembrarão que o ficcionista colombiano ganhou o Nobel. Todos estarão errados. Ele era jornalista. Foi o que repetiu o próprio García Márquez ao longo de décadas." 

    "Há coisas surpreendentes. Ele diz a certa altura que nunca fez uma entrevista na vida. Explica os seus motivos com a experiência de entrevistado frequente. Conta que, como as perguntas eram sempre iguais, ele inventava as respostas a partir de seu estado de ânimo e de objetivos extrajorna-lísticos. Acabava criando um personagem diferente de si mesmo, ao invés de ser quem verdadeiramente era. Ao agir assim, aborrecia- se porque enganara um colega.

    Contra a entrevista, García Márquez contrapunha a reportagem. Parece conversa de velho jornalista, mas talvez não seja. Para ele, a reportagem consiste em testemunhar uma situação; ou recriála a partir das lembranças de seus participantes; tramar as suas causas e consequências; dizer com vagar quem foram os seus protagonistas.

    Interessava- lhe, pois, o trabalho no relato, a urdidura dos fatos, a maquinação de metáforas, a cadência do texto, as engrenagens da sintaxe "


    leia mais na coluna de MARIO SERGIO CONTI
    ANJ – García Márquez e seu ofício

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER