This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, junho 10, 2015

    Sacrifício filial


    Novamente, reações escandalizadas do público, principalmente entre os pudicos americanos, diante de ocorrência no episódio de Game of Thrones desta semana. Gente deixando de acompanhar o programa de TV e tal. 
    (E se você  não quiser saber ainda do que se trata, PARE de ler por aqui.)

    Foi fato chocante, é vero - sabíamos que iria acontecer mas até a última labareda querendo que não - mas foi um recurso narrativo válido e de acôrdo com os personagens envolvidos. GoT, como toda grande história de fantasia, bebe nas epopéia épicas da nossa História de histórias, onde sacrifícios extremos levados por ambições de poder - ou mesmo por motivos práticos - acontecem. 
    Mesmo que o sacrifício seja imolar seu propria ou sua própria filha.

    Ana Pinta já escreveu aqui sobre as referências bíblicas. 
    Lembremos também dos gregos (os maiores especialistas em Tragédia).
    E de Agamenon (o rei de Argos, não o Mendes Pedreira) sacrificando sua filha Efigênia para ser favorecido pelos deuses e receber bons ventos que levassem sua frota até Tróia.

    Acharam doloroso acompanhar a fofinha da Shireen sendo levada inocentemente até a pira de sua fogueira? Imaginem o que se passa pela mente da coitada da Efigênia. Seu pai lhe disse que iria se casar com o grande herói Aquiles. No dia das núpcias, com grande grupo reunido, à medida que ela vai caminhando, paramentada de noiva, em direção ao altar, percebe que o altar ao qual se dirige é um local de sacrífício humano!

    Para os que agora odeiam Stannis Baratheon, um possível consolo. Assim que voltou de Tróia, Agamenon foi morto violentamente por sua esposa Clitemnestra e o amante dela. (Morte que foi vingada pelo filho Orestes - não o Barbosa - mas aí é outra história e outra tragédia.) Valar morghulis.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER