This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, janeiro 18, 2014

    Brasilia cotado para o Oscar


    (Natal, RN)

    para ver outras charges
    clique em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    Ilha de Paqueta oferece excelentes opções de lazer




    Confira as dicas culturais de Fábio Júdice no Programão. O destaque deste sábado (18) é um passeio pelas atrações que são oferecidas aos turistas na Ilha de Paquetá.


    reportagem a partir de 3'50'' do video RJTV

    pela cochlea: Itamar Assumpção - Visita Suicida (Itamar Assumpção)



    A sensação que eu tenho sem duvidas coincide
    Com toda vez que eu venho na cara você me agride
    No hall de entrada me fura, me arrasta pela varanda
    Escada baixo me empurra
    Animal
    Me chuta, me sobe em cima e ainda samba

    Juan Gelman: uma oração de comover as entranhas


    "Transcrevo aqui um poema “A oração de um desocupado” que eu coloquei no meu livro “O Pai Nosso: a oração da libertação integral” na parte que fala do “Pai Nosso que estais no céu”. É profunda e sentida. Como nos salmos apresenta suas lamúrias diretamente a Deus, como que desafiando-o para que desça e venha ver o que fizeram com sua criatura que passa fome e está absolutamente abandonada. Não entende mais nada, mas grita: “Pai, desce se estás…desce!” "

    leia o poema na coluna de Leonardo Boff : 

    Juan Gelman: uma oração de comover as entranhas | Brasil de Fato

    Jarbas e o Rolezinho




    (Recife, PE)

    Marcadores: ,

    Uma notícia está chegando lá do Maranhão


    " Como todos, estou pasmo. Mas nem tanto. Nasci no Maranhão e sei que a barbárie (a todos agora revelada de um modo talvez sem precedentes) já impera há anos na prática de seus governantes vitalícios, que agem como os velhos donos das capitanias hereditárias do passado.

    Se o crime organizado neste momento dá as cartas e oprime o povo com ameaças e ações dignas dos mais perigosos terroristas, é porque há uma natural permissão --a impunidade crônica dos oligarcas senhores feudais, que comandam (?) o Estado com mãos de ferro há 47 anos (a minha idade exatamente) e que, ao longo desse tempo, vem cometendo atrocidades sem castigo, com igual maldade, típica dos grandes tiranos e ditadores.

    Pois a miséria extrema que assola o Estado há décadas, o analfabetismo estimulado pela sanha dos coiotes ávidos de votos, a cultura antiga de currais eleitorais, a corrupção mais descarada do mundo e o atentado ao patrimônio histórico de sua bela e triste capital são crimes tão hediondos quanto os cometidos no complexo penitenciário de Pedrinhas"

    leia mais no artigo de Zeca Baleiro
    Folha de S.Paulo - Cotidiano - Uma notícia está chegando lá do Maranhão - 12/01/2014

    sexta-feira, janeiro 17, 2014

    Salve, salve, estamos de volta!


    (Campinas, SP)
    para ver outras charges clique 
    em"marcadores: charge

    Marcadores: ,

    pela cochlea: Ike White - Changin' Times

    Todo mundo quer fazer rolezinho



    (Joinville, SC)
     
    para ver outras charges clique em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    'Rolezinhos' surgiram com jovens da periferia e seus fãs

     

    " Nem sempre foi assim. "Rolês" acontecem desde 2012, mas antes eram chamados de "encontro de fãs" e serviam para que "ídolos" conhecessem os seus seguidores.
    Que ídolos? Aqui, leia-se garotos e garotas que não são atores, cantores ou qualquer coisa parecida.
    São jovens da periferia donos de perfis "famosinhos" que chegam a ter até 80 mil seguidores no Facebook, como o caso do adolescente Vinicius Andrade, 17.

    Com uma quantidade dessas de "fãs", ávidos por contato, conhecer um por vez seria impossível. Assim nasceram os "protorolezinhos" que cresceram com o tempo.

    O melhor lugar para isso, claro, shoppings afastados das áreas centrais da cidade -os mesmos que eles sempre frequentaram. 



    Lucas gasta todo o dinheiro que ganha em roupas de marca, parceladas no cartão. O centro da sua diversão está no mesmo lugar de onde foi retirado no último sábado. "Vim me divertir, não fiz nada errado, não roubei, não matei e venho aqui há cinco anos", reclama. "


    leia reportagem de ANA KREPP


    'Rolezinhos' surgiram com jovens da periferia e seus fãs - 15/01/2014 - Cotidiano - Folha de S.Paulo:

    foto Eduardo Anizelli

    Abu Ghraib é (e não é) aqui -


     " Morreram como gado. Pelo menos dois foram esquartejados. Pedaços dos corpos teriam sido jogados no esgoto.

    Oficialmente, foram 30 mortos.

    Não, não foi em Pedrinhas. Foi na Casa de Custódia de Benfica, subúrbio do Rio de Janeiro próximo
    ao Centro da cidade, como noticiou O Globo em 2/6/2004, quatro dias depois do massacre que ganhou as manchetes no dia 30/5 daquele ano, quando a informação inicial era a de uma fuga do presídio.

    Faz quase dez anos. Só não teve celular com câmera para documentar a barbárie."


    leia artigo de Sylvia Moretzsohn :

    Abu Ghraib é (e não é) aqui - | Observatório da Imprensa | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito

    Vida de Juan Gelman esteve marcada pela perda de um filho, vítima da ditadura militar argentina-



    A Argentina perdeu nesta terça-feira um de seus grandes poetas contemporâneos. Aos 83 anos, faleceu Juan Gelman, cuja vida esteve marcada pela perda de um filho, Marcelo, vítima da última ditadura militar argentina (1976-1983). Há pouco mais de dez anos, Gelman encontrou sua neta, Macarena, que nasceu no Uruguai, onde sua mãe, Maria Claudia, também vítima dos militares, esteve sequestrada. A história de Gelman e sua neta é prova contundente da sinistra Operação Condor, o plano de ação conjunta entre as ditaduras do Cone Sul nas décadas de 70 e 80.

    Macarena é filha de Marcelo Gelman e Maria Claudia Garcia, sequestrados em Buenos Aires em 24 de agosto de 1976. Na época, Maria Claudia estava grávida de sete meses e meio e foi levada para o Uruguai, onde deu à luz a sua filha. O bebê foi deixado na porta da casa de um policial aposentado, que criou Macarena junto com sua mulher. 

    leia matéria de JANAINA FIGUEIREDO
    Morre o poeta argentino Juan Gelman - Jornal O Globo

    A Familia Sarney



    (Rio de Janeiro, RJ)

    para ver outras charges 
     clique em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    pela cochlea: (How Many) Worlds of Success - Jay-Z vs Brian Eno

    Syria's al-Nusra Front – ruthless, organised and taking control




      "Do you know why the Americans and Israelis are winning and we Arabs always lose?" asked the emir. "Because we Arabs are emotional."

    Al-Nusra, by contrast, was an international organisation, and was "not built on emotions". Its members should be ready to kill their brothers or cousins if they were proved to have to committed apostasy.

     The commander talked about the services al-Nusra is providing to Shadadi's residents. First, there is food: 225 sacks of wheat, baked into bread and delivered to the people every day through special teams in each neighbourhood. Then there is free electricity and water, which run all day throughout the town. There is also al-Nusra healthcare, provided from a small clinic that treats all comers, regardless of whether they have sworn allegiance to the emirate or not. Finally, there is order and the promise of swift justice, delivered according to sharia law by a handful of newly appointed judges. "

    read the story by

    Syria's al-Nusra Front – ruthless, organised and taking control | World news | The Guardian

    O rolezinho de Angeli




    (São Paulo, SP)
     
    clique na charge para ve-la em tamanho maior
    para ver outras charges clique em
    "marcadores: charges"

    Marcadores: ,

    quinta-feira, janeiro 16, 2014

    PALAVRAS: Francisco


    Assim como o mandamento de não matar impõe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, hoje devemos dizer não a uma economia da exclusão e da falta de equidade.
    Esse economia mata.


    - Francisco

    Radicalização, o mal do século - HÉLIO SCHWARTSMAN

    "Nos EUA, a polarização entre republicanos e democratas paralisou a administração federal. Por aqui, temos "black blocs", o "nós contra eles" de petistas e oposicionistas e o que parece ser uma tolerância cada vez menor para com opiniões divergentes.

    Tendo a ser cético sempre que alguém identifica uma epidemia qualquer e a atribui aos meios de comunicação. Se os homicídios aumentam, a culpa é dos games violentos. Se algumas meninas estão magras demais, ataque a ditadura da moda.

    No caso específico da radicalização, entretanto, é possível que a internet desempenhe um papel relevante, muito mais por suas virtudes do que seus vícios. "

    leia a coluna de Hélio Schwartsman

    PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Mal do século - HÉLIO SCHWARTSMAN:

    Repressão aos rolês passou dos limites




    (Rio de Janeiro, RJ)
      
    para ver outras charges clique 
    em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    JANIO DE FREITAS - Shopping não é um lugar para bandos de homens armados

    "Meia dúzia de jovens, todos em atitudes descontraídas, mãos à vista e vazias, exceto as de dois deles que seguram copos de lanchonete. A legenda da foto, na Folha de ontem, diz que "Seguranças abordam jovens no shopping Internacional de Guarulhos". São quatro homens, três com os sinistros ternos e gravatas pretas que hoje valem como uniforme de trogloditas, todos com o cabelo baixinho de tira americano e executivo brasileiro. Entre os dois grupos, mesas e cadeiras. Mas não é tudo."

    leia mais
     PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO: Os homens de preto - JANIO DE FREITAS:

    pela cochlea: Paul Simon - Late In The Evening: Live in Central Park



    And its late in the evening
    And the music seeping through

    Como identificar um suspeito de rolezinho




    (São Paulo, SP)
     
    para ver outras charges
    clique em marcadores: charges

    Marcadores: ,

    Monopoly + Walking Dead




    Monopoly + Walking Dead | Embrulhador

    O primeiro rolezinho: minidocumentário sobre invasão a shopping da Zona Sul do Rio em 2000


    "Em agosto de 2000 um grupo de manifestantes organizou uma ocupação em um grande shopping da zona sul carioca. O episódio obteve grande repercussão na imprensa nacional e ainda hoje é discutido por alguns teóricos. O filme recuperou imagens de arquivo e traz entrevistas de alguns personagens 7 anos após essa inusitada manifestação."



    O primeiro rolezinho: minidocumentário sobre invasão a shopping da Zona Sul do Rio em 2000 | Notícias JusBrasil

    Eu sou fiscal do Sarney!



    MIGUEL
    (Recife - PE) 
     
        clique na charge para ve-la em tamanho maior
    para ver outras charges clique 
    em marcadores:charges
     

    Marcadores: ,

    quarta-feira, janeiro 15, 2014

    Tais como são, os 'rolezinhos' atentam contra direitos coletivos

     Uma opinião a favor dos shoppings:

    " Os shoppings são empreendimentos privados abertos ao público especificamente para compras, lazer, diversão, passeio.

    A maioria deles tem cinemas e praças de alimentação. Nenhum deles tem ainda uma "praça do rolezinho", modalidade de diversão muitas vezes conturbada por jovens infratores, ferindo o legítimo direito de pais, mães e filhos a um lazer sossegado e seguro que vão buscar nesses ambientes privados e protegidos.

    Ora, por que não organizar os encontros no sambódromo ou outros locais públicos? Os convocados pela internet não vão faltar. Meninos e meninas levam o som, comidas e bebidas (sem álcool de preferência). Aí a festa será "legal", no duplo sentido: com muita animação e sem riscos de liminares e multas.

    Juridicamente, basta os organizadores enviarem cópia da convocação à prefeitura e à Secretaria da Segurança. "


    leia o artigo de MAURO RODRIGUES PENTEADO

    pela cochlea: 9 Luas - Marcelo Jeneci (orquestração Eumir Deodato)



    Mais um dia no milênio
    Mais um medo que eu tenho

    Roberto Carlos faz música para o Fluminense




    (Rio de Janeiro, RJ)
     
    para ver outras charges clique 
    em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    DO MEU BAÚ



    The Pot Primary - Why 2016 could spell the end of legal marijuana.

     

    "And you thought pot-smokers were lazy. While Washington has convulsed in gridlock and dysfunction, marijuana advocates have won ballot initiatives to legalize recreational use in Colorado and Washington, swung public opinion in favor of full legalization for the first time and begun knocking on the door in at least four other states. Alaska, California, Oregon and Nevada are all mulling decriminalization campaigns in 2014 or 2016, and they may be joined by others.

    That success has also set up a vexing legal paradox: If marijuana, long illegal under federal law, is permitted by a state, smoking pot in that state—or buying it, or selling it—is both legal and illegal at once. And although the Justice Department and its law-enforcement authorities have allowed state laws to take effect this month as planned, there is every reason to believe the truce to be tenuous

    It’s not clear yet what a marijuana debate within the GOP would look like: While it might be good politics to get behind an issue that most Americans support, only 37 percent of Republican voters favor legalization, compared with 58 percent overall . Republicans have traditionally stood for law and order, and against the kind of social decay that pot-smoking so handily represents—yet they also stand for states’ rights, minimal government and personal liberty. All of which means that with the next round of states considering legalization initiatives in the next two cycles, candidates, who until now have been able to laugh off questions about legalization, are going to find that they have to talk about it.

     read the article by REID CHERLIN

    terça-feira, janeiro 14, 2014

    Chacina em Ouro Verde




    (Campinas, SP)

    para ver outras charges clique 
    em"marcadores: charge

    Marcadores: ,

    Vídeo mostra PMs agredindo jovens em 'rolezinho' dentro do shopping Itaquera

    :

    " Um vídeo feito pela Folha na noite deste sábado (11) mostra policiais militares usando cassetetes contra jovens durante um encontro de jovens conhecido como "rolezinho" no shopping Itaquera, na zona leste de São Paulo.

     As imagens mostram um grupo de pessoas descendo uma das escadas rolantes do centro comercial quando um policial militar da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) atinge as costas de um deles com um cassetete. Na sequência, outro PM também desfere golpes contra o grupo. 

    Ao descer da escada rolante, um dos jovens ainda é agredido com um soco por um homem não identificado. Os policiais que estavam ao lado dele e presenciaram a agressão não reprimiram o ato."

    leia reportagem de ANA KREPP
     Folha de S.Paulo - Cotidiano - Vídeo mostra PMs agredindo jovens em 'rolezinho' dentro do shopping Itaquera - 11/01/2014

    foto de BRUNO POLETTI

    Em Itaquera, PM dizia a quem passava: 'Vou arrebentar você'


    "São tratados como tais pelas autoridades: passando pelo corredor, um policial repetia no ouvido de todos: "Vou arrebentar vocês, vou arrebentar" –e plaf, deu um chute em um menino.

    Vi gente filmando e sendo obrigada a apagar o arquivo, e a imprensa foi orientada a não registrar o que ocorria.

    A gente fica só imaginando o que não devem fazer quando ninguém está realmente olhando. "

    leia o depoimento de Vanessa Barbara : 

    Folha de S.Paulo - Cotidiano - Depoimento: Em Itaquera, PM dizia a quem passava: 'Vou arrebentar você' - 13/01/2014:

    pela cochlea: Ney Matogrosso - Tupi Fusão (Vitor Pirralho)



    No verso aversão à imposição
    Servo, sou não, faço a exposição
    Sobre condicionamento e catequização
    Pobre estamento, mais injusta divisão
    Nobres no convés e os negros no porão
    Conte de um até dez e prenda a respiração
    Quem controla o passado tem o futuro à mão
    Conheça sua História, não durma, irmão
    Fique esperto, liberto de qualquer exploração
    Mais perto do certo, andar com atenção
    Antropofagia pra fugir da tensão
    Sardinha no cardápio pra fazer a digestão
    Como não? Como sim, é apropriação
    Nossa risada no fim tem mais sensação
    A resistência é a própria ação
    A hora da virada é a nossa sanção

    Roseana, funcionária do mes


    (Belo Horizonte, MG)
      
    para ver outras charges
     clique em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    Situação nos presídios expõe guerra contra pobreza, diz socióloga



    "Isso se repete porque quem é preso no Brasil é preto, pobre, negro, favelado: aquele grupo de pessoas que não tem voz, que são consideradas sem direitos na sociedade. Corações e mentes não se mobilizam pela questão penitenciária. Quando um político diz que a violência está contida nos muros, o que ele está dizendo é: "Não nos preocupemos; se eles se matarem o problema é deles". Nunca a violência esta contida dentro dos muros. Quando a violência chega a esses níveis insuportáveis, fatalmente transborda dos muros."

    "Um número enorme de presos já tem direito a benefícios legais. Mas eles não são concedidos porque essas pessoas não têm defesa adequada. Em alguns Estados, levantamentos mostram que 50% dos presos teriam direito a livramento condicional. Essa máquina não funciona. É uma máquina perversa, que joga para dentro do sistema com muita facilidade e que tem um funil estreitíssimo do outro lado"

    "A situação penitenciária piorou muito porque aumentou muito o número de presos, que triplicou nos últimos 15 anos no Brasil. E o número de presos condenados por tráfico de drogas triplicou nos últimos cinco anos. Essa questão precisa ser encarada sem hipocrisia. Quem é o preso por tráfico de drogas? Em alguns Estados, até 80% das mulheres presas é por trafico de drogas. Elas são grandes traficantes? "

    leia a entrevista com JULITA LEMGRUBER: 
    Situação nos presídios expõe guerra contra pobreza, diz socióloga - Portal Geledés

    Moacy Cirne: Sonho, Dedicação e Saudade



    Dedicando-se à poesia e ao estudo da narrativa gráfica, Cirne trabalhou em diversos artigos ao longo das décadas seguintes, trazendo para o leitor seu posicionamento firme quanto ao poder do formato em termos de divulgação ideológica e sua crítica acerbada sobre o predomínio norte-americano no consumo de quadrinhos nos mercados latinos. Sua análise sobre os elementos formadores da mídia, exemplificados majoritariamente por materiais europeus, foram de grande relevância para uma maior abertura dos campi universitários para os quadrinhos enquanto objeto de estudo.

    leia artigo de GABRIEL GUIMARAES
     QUADRINHOS PRA QUEM GOSTA: Sonho, Dedicação e Saudade

     

    Depois das tempestades, a bonança



    (Vitoria, ES)

    para ver outras charges clique 
    em marcadores:charges

    Marcadores: ,

    segunda-feira, janeiro 13, 2014

    pela cochlea: Mark Lanegan - You Only Live Twice (John Barry)



    You only live twice
    Or so it seems
    One life for yourself
    and one for your dreams

    Roseana: O insulto pelo verbo





    "A governadora inovou. Conseguiu ofender a razão ao alinhavar uma sucessão de frases que não fazem nexo nem soltas nem em conjunto. Vejamos:

    Após passar à vol d’oiseau pelo choque que sentiu com a matança de presos em outubro, ressalvou qu
    e “até setembro, Pedrinhas tinha 39 mortes, estava portanto dentro do limite que se esperava”. Caso ela tenha se expressado bem, isso significa que apesar de estar no comando do estado há cinco anos a governadora opera com a expectativa de uma taxa anual de 39 presos chacinados em seus presídios. "

    leia mais no artigo de DORRIT HARAZIM


    ilustração de CRUZ

    1942 ‘Time Capsule’ Apartment Discovered In Paris



    Back in 2010 a Parisian apartment on the Right Bank, near the Opéra Garnier, left unoccupied since 1942 was discovered. 

    It was owned by Madame de Florian – a socialite and an actress – who fled to the South of France during the second world war, leaving everything behind. She never came back to Paris but kept on paying her rent until the day she died when she was 91. 

    It’s only after she died that someone – a Commissaire Priseur – Auctioneer – re-enter her apartment for the first time in over 70 years. 

    The rest was left un-dusted and un-disturbed to this day. Unfortunately, this home is not open to the public and it is owned entirely by her estate.

    read it here
     1942 ‘Time Capsule’ Apartment Discovered In Paris – BELLO:

    Agora é oficial: o ano começou!



    (Vila Velha, ES)
     
    para ver outras charges clique 
    em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    Veríssimo: O Descaso



     Chamar as prisões de infernos, como é comum, nos dá uma pista do que seja essa outra lógica. De acordo com a cosmogonia cristã, o inferno é para onde vão os pecadores — para sempre. Pecadores não merecem perdão nem compaixão, seu sofrimento é contínuo e eterno. 

    Existiria a convicção, nunca reconhecida mas prevalente, de que bandido tem que sofrer mesmo, que deveria ter pensado no que o esperava no inferno da prisão antes de cometer seu pecado, e que a sociedade não lhe deve a consideração que daria a um animal.

    leia coluna do VERÍSSIMO 
    O descaso, por Luis Fernando Veríssimo - Ricardo Noblat: O Globo:

    domingo, janeiro 12, 2014

    The Simpsons Pays Tribute to Hayao Miyazaki





    In a sequence from this week’s episode, the show pays tribute to the anime master with a scene bringing together some of his most famous films. There’s Catbus (embodied here by Otto, of course) from My Neighbor Totoro, the scarecrow Turnip-Head (Moe) and the castle (the Kwik-E-Mart) from Howl’s Moving Castle, Kiki the witch from Kiki’s Delivery Service (doubled, by Patty and Selma), and, if you look closely, the tree spirits from Princess Mononoke (Martin Prince and his fellow nerds, hiding in a bonsai).

    Above all, though, there’s Spirited Away:"


    see it here

    Lençois Maranhenses





    (Curitiba, PR)
     
    clique na charge para ve-la maior
    para ver outras charges clique em"marcadores: charges

    Marcadores: ,

    Gastos com estádios da Copa superam repasses federais para educação




    Um levantamento da organização Agência Pública mostra que, em nove das 12 cidades que abrigarão partidas da Copa do Mundo de 2014, o financiamento federal para construção e reformas de estádios entre 2010 e 2013 superou os repasses da União destinados à Educação nesses municípios. A entidade usou dados do Portal de Transparência da Controladoria Geral da União (CGU ). Segundo a organização, só Rio, Brasília e São Paulo receberam mais dinheiro para o Ensino do que para obras em campos de futebol no período

    leia os dados aqui (por CIRO BARROS)
     Observatório Virtual Cidadão: Gastos com estádios da Copa superam repasses federais para educação:


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER