This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, setembro 06, 2014

    A história desconhecida da militância de esquerda nas Forças Armadas brasileiras


     
Marinheiros deixam o Sindicato dos Metalúrgicos, onde ficaram sublevados por três dias, menos de uma semana antes do golpe de 1964
Foto: Geraldo Tonel/27-03-1964


    "Depois de cassados, eles passaram a ser vistos como mortos-vivos. Suas esposas recebiam pensões como viúvas. No caso de alguns aviadores, por exemplo, portarias secretas só descobertas anos depois os proibiam de voar. E eram heróis de guerra, muitos participaram da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra.

    A história da tradição da esquerda militar no século XX, assim como as perseguições aos seus membros e simpatizantes durante o Estado Novo e a ditadura militar, é pouco estudada e sofre com a falta de documentação disponível. Cunha diz que os currículos das academias militares ignoram a Coluna Prestes, embora esta seja objeto de pesquisas em instituições estrangeiras."

    leia o artigo de Leonardo Cazes > 

    A história desconhecida da militância de esquerda nas Forças Armadas brasileiras | Portal da Escritora Elaine Elesbão

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER