This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, maio 18, 2014

    Barba, Cabelo e Bigode






      
     "Afonsinho e Nei Conçeição iniciaram as suas carreiras em meados dos anos 1960, num momento histórico de forte repressão política no país. Originalmente na condição de companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, não abriram mão da liberdade justo quando a ditadura militar decidiu convocar a si mesma para também entrar em campo. Os generais de então concluíram que até o esporte mais popular do país deveria ser escovado pelo pente fino da vigilância permanente: a rotina dos clubes passou a ser regida pelos mesmos códigos que já vinham condenando a sociedade civil ao arbítrio. Munidos de bom senso bem antes de a expressão entrar em voga no meio futebolístico, Afonsinho e Nei Conceição enfrentaram a imposição das cartilhas de comportamento nos clubes, o regime de concentração, o controle sobre as condutas extra-campo etc.

    É curioso notar que a atual causa do passe livre na questão do transporte público, que, em conjunto com a realização da Copa Mundo no país, foi um das razões da mobilização popular desde junho passado, leve o mesmo nome daquela que trouxe Afonsinho, em 1970 – noutro contexto e com outra significação específica – para o centro das discussões sobre os direitos dos profissionais da bola. Quando o direito de ir e vir, seja dentro dos clubes, seja entre eles através das transferências dos atletas, ficou comprometido pela situação política nacional, atitudes pioneiras como as de Afonsinho e Nei Conceição foram também emblemáticas de um comportamento social característico do período."

    leia mais>

    Barba, Cabelo e Bigode · Catarse:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER