This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, junho 19, 2012

    A cidade dos vivos


    A defesa do corpo da cidade e dos  desaparecidos constitui gesto de reação diante da amnésia da história e das diversas práticas de ignomínia. Casas e corpos que reclamam um horizonte ético no modelo de intervenção urbana. 

    Para Carlos Nelson, “cada lugar em uma cidade está carregado do que aí aconteceu antes; é um símbolo do próprio passado. Mas é também um molde do que poderá acontecer daí para a frente”.

      Nas páginas de A cidade antiga, de Fustel de Coulanges, pode-se observar como as cidades gregas e romanas foram edificadas a partir da guarda e evocação de seus mortos. Antes de Atenas ou Minerva, contavam os ancestrais da família, os deuses lares. A transmissão dos nomes dos falecidos era determinante para a respectiva sobrevida. Cada casa era um templo, onde se veneravam os despojos, o fogo sagrado e as libações, de que o patriarca era sacerdote. Para Fustel, essa foi uma das razões pelas quais as pequenas cidades gregas teriam vencido o formidável exército persa: estava em jogo a memória da cidade, dos vivos e dos mortos, do passado e do futuro, profundamente ligados.

    artigo completo:
    Academia Brasileira de Letras - Artigos:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER