This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, fevereiro 19, 2012

    Sobre o que pode uma cronista de tecnologia escrever em pleno sábado de carnaval? Música enlatada.




     

    Houve um tempo em que todos nós gravávamos música que tocava na rádio ou nas nossas vitrolas (assim se chamavam os players da época) para fazer fitas com as nossas favoritas. A circulação dessas fitas entre o meu grupo de amigos era grande, e nunca causou problemas a ninguém, nem à indústria fonográfica, nem aos gravadores das fitas. As produtoras de discos achavam, muito acertadamente, que quanto mais os seus produtos circulassem, mais conhecidos ficariam, e mais chances teriam de ser vendidos.

    Nesses tempos de retorno ao cinema mudo, com “O artista” arrebanhando prêmios onde quer que passe, não deixa de ser curioso constatar como a primeira atitude das corporações é se porem contra toda e qualquer inovação tecnológica. Quando o cinema falado chegou às telas, a American Federation of Musicians pegou em armas figurativas contra a nova novidade. Criou uma Liga de Defesa da Música, e inundou jornais e revistas com uma agressiva campanha publicitária contra a música gravada. Segundo o site da revista do Smithsonian, a Liga gastou mais de U$ 500 mil em publicidade, pedindo ao público que exigisse música ao vivo nos teatros e nos cinemas. O vilão da campanha era um robô mal-encarado que, com o tempo, substituiria todos os músicos humanos.
    Assim como a batalha da MPAA contra o vídeo-cassete, esta também fracassou. Os pianeiros e as pequenas orquestras que tocavam nos cinemas acabaram, de fato, mas a indústria da “música enlatada” abriu um mercado gigantesco para os músicos, que tanto haviam reclamado…


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER