This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, março 20, 2010

    Pra aquietar


    Pessoas me perguntam sempre: Como é Paquetá? ou Por que Paquetá?
    E é dificil de explicar pois é falar de sensações & emoções para quem vive no conforto da racionalidade ou amparado por serviços & luxos que considera essenciais.

    Quando conto de um lugar onde se dorme de janelas abertas e largo as coisas na rua pois ninguem as leva sinto um resvalo de compreensão
    mas se me empolgo e passo a citar o senso de comunidade de ilhéus que delimitados geograficamente e nivelados socialmente tendem a se conhecer e se ajudar melhor, ou a desaceleração do tempo ou o sabor do silencio
    ou resgate de tradições perdidas
    sinto que estão pensando nas ruas de terra ausencia de delicatessens diversas precariedades e me olham com pena ou como se fosse maluco.

    Vou tentar descrever então pelos acontecimentos do fim de semana. 
    Para responder principalmente aos que retrucam com "Mas lá não acontece nada? O que é que tem pra fazer?"

    Sábado comemorar o aniversário de um amigo nosso (e da ilha), o artista Mello Menezes, com vários amigos (ilhéus e vindos do continente) num almoço ao ar livre num grande quintal à sombra das árvores. Em meio à boa comida alguns pegam de seus instrumentos e começam a tocar e a cantar.

    Em seguida, apresentação de Mauro Senise e Gilson Peranzetta, dois craques da música, numa casa colonial, de acústica interessante. O clima é mágico, já aquecido pelo almoço e temperado pelo astral do lugar, da ilha e das pessoas presentes.
    O show propriamente dito termina e começa uma jam, com os acima e outros músicos, que vai se estendendo pela tarde, em torno do piano que foi da rainha-mãe da Inglaterra.

    Ao final do dia, um dia muito quente, as pessoas deixam a musica e tecem outra canção entrando no mar, se refrescam, mergulham, boiam, enquanto o por do sol tinge de tons maiores e menores as águas.

    À noite, um espetáculo com músicos locais da ilha, comandado pelo Maestro Veras, no palco do PIC, que vai até a madrugada.

    Domingo palestra emocionante de Muniz Sodré sobre A Alegria.
    (ele acaba de chegar de Estocolmo onde proferiu a mesma palestra)
    Com a participação de Domício Proença Filho, membro da ABL e neto de Dona Áurea que faz geléias deliciosas em casa.

    Depois desse papo, e dos papos em torno de várias mesas e cervejas,
    o calor conduz novamente eu e ana à agua.
    Cercado de líquidos, por fora e por dentro, não sabíamos que o dia terminaria em muito mais água ainda.

    Antes do escurecer da noite o céu está preto
    atravesso o gramado com o cão até a beira do mar para nos crisparmos com os relampagos grossos rasgando de eletricidade o cenário.
     Quando vem a tempestade e olho pela janela não vejo ruas alagadas e transito engarrafado.
    Antes a cortina pesada do dilúvio avançando sólida sobre o mar, se aproximando, o vento uivando à frente com sirenes de batedores.
    Aí as gotas chovendo de lado, na horizontal, galhos passando quebrados dançando doidos no vendaval, folhas, terra, lama, flores, cheiros, trovões de sacudir o peito e ribombar nos barrancos. A natureza violentamente em êxtase e nada no horizonte entre eu e ela para quebrar partir ou filtrar o seu gozo.

    Amanhã começa tudo de novo, tem roda de samba com o pessoal da Portela - homenagem aos 110 anos de Paulo da Portela -  no Bar do Paulão, que também é biblioteca e cineclube.
















    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER