This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, novembro 07, 2009

    O Ardil de Nadal

    Que personagem este Nadal Malik Hasan !

    Nascido árabe na Palestina, foi com os pais viver na América, terra das oportunidades, crescendo como ocidental. Entrou para o exército defensor do capitalismo e virou muçulmano.

    O muçulmano que queria servir à nova Pátria mas não queria ir a uma guerra matar muçulmanos. O psiquiatra especializado em tratar traumatizados de guerra que se torna ele mesmo um traumatizado de guerra.

    Fanático religioso, fraturado pelas pressões do militarismo? Que narrativa daria a descrição de sua degeneração progressiva culminando num surto assassino em plena base de soldados.

    Conservadores americanos culpam a infiltração do inimigo entre as hostes de suas tropas. Demonizam ainda mais os islâmicos. Mesmo tirante o aspecto religioso-ideológico, Hasan é satanizado pela mídia como maluco danoso.

    Nessas histórias o desenrolar é difuso mas se há um culpadão a ser apontado eu o escreveria como sendo as próprias forças armadas americanas. Há muito tempo Hasan vinha tentando cair fora. Por que nao deixeram ele ir?
    Qual o sentido da obrigatoriedade numa aliança com um exército onde o alistamento é voluntário? Ser soldado americano é até que a morte (ou a demencia) os separe?

    Parece que o Hasan foi pego no Ardil-22. Como descrito na obra-prima de Joseph Heller. Yossarian alega insanidade mental para que seja dispensado de combates. O próprio pedido é usado como comprovação de que ele está são. Pois somente um louco quereria ir para a guerra.

    .

    Marcadores:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER