This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, outubro 26, 2008

    Deu no Dia



    Premiadas no I Festival Internacional de Humor do Rio,
    caricaturas publicadas em O DIA participam de exposição.



    HUMOR SEM FRONTEIRA


    Ricardo Calazans




    Para quem trabalha com humor, Ronaldo é uma fenomenal fonte de inspiração. E as poucas e boas que o jogador aprontou nos últimos meses ajudaram o editor executivo de Arte de ODIA e o chargista Aroeira a faturar prêmios no I Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro, que de hoje a 23 de novembro reúne o melhor das piadas, gráficas ou não, do Brasil e do mundo no Centro Cultural Correios, Oi Futuro e Teatro do Jockey.

    A ilustração de André Hippertt para a reportagem ‘Saco de Pancadas’, publicada dia 7 de maio, foi a caricatura mais votada pelo júri. “Eu procuro, na caricatura, chegar à síntese gráfica dos personagens.

    O Ronaldo, na época, estava sendo muito criticado e imaginei-o como um joão-bobo, que combinava com o título da reportagem”, explica Hippertt.

    O chargista Aroeira, também de O DIA, entrou no catálogo do Festival com a charge ‘Saia Justa’, publicada no dia 30 de abril, também sobre o caso Ronaldo x travestis. “Nos últimos 10 anos, Ronaldo, Fernando Henrique Cardoso e Cesar Maia foram os personagens que mais desenhei. FH pela vaidade, Cesar pela grandiloqüência e Ronaldo por ser essa grande fonte de confusões”, brinca o ilustrador.

    O Festival, porém, vai muito além de Ronaldo.

    Criado pelos mesmos organizadores do Salão Carioca de Humor, o evento visa a diversidade — desde que seja engraçada. “O principal é o humor desenhado, mas há também teatro, cinema de animação e música”, explica Ricky Goodwin, roteirista do ‘Casseta & Planeta’ e um dos curadores do Festival.

    Os cartunistas Angeli e Laerte, que têm tiras publicadas diariamenteemODIA D, são os homenageados do Festival, com as extensas mostras ‘Angeli / Genial’ e ‘Laerte /Et Real’. Já ‘Ver Verissimo’ apresenta o trabalho de humor de Luis Fernando Verissimo com desenhos, menos conhecido.

    E, como é internacional, há exposição da World Press Cartoon, com 67 trabalhos premiados de vários cantos do mundo. “Nessa mostra também temos brasileiros. Em futebol e nos cartuns, nós somos craques”, brinca Goodwin.


    DESTAQUES


    DESENHO DE IMPRENSA

    O Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro) reúne 70 desenhos de ilustradores profissionais de todo o País.

    LAERTE E ANGELI

    Mostras reúnem 200 desenhos de Angeli e 300 de Laerte, que festejam 35 anos de carreira. No CCC.

    ESQUETES

    Danilo Gentili, Fernando Caruso e outros revezam-se, no teatro do Oi Futuro, em shows de humor. Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo.

    CINEMA

    Angeli é homenageado com longas (‘Wood & Stock’) e curtas (‘Dossiê Rê Bordosa’) inspirados em seus personagens.
    No Oi Futuro. A inauguração é hoje, às 19h30, no Teatro dos Correios.






    Crítica ao presidente Bush estpa entre os 300 desenhos de Angeli que participam da exposição:


    clique no angeli para ve-lo maior

    O Chávez é de autoria de Cau Gomez (terceiro lugar em caricatura)

    Marcadores: , , ,


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER