This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, maio 31, 2007

    Comentários que acabam virando posts



    Ricky, este era o meu pensamento até ler dois livros: "Guerra, germes e aço" e o "Banqueiro do sertão". Neste segundo, Jorge Caldeira, o autor, é categórico ao afirmar que os jesuítas conseguiram salvar inúmeros índios da morte e da escravidão. Grosso modo,foi aqui no Brasil e nas colônias espanholas que se pensou pela primeira vez em liberdade individual. O método de conversão dos índios pelos jesuítas era muito sutil. Não havia imposição. Da mesma forma como os membros da igreja primitiva converteram bárbaros na Europa utilizando-se até de suas festas pagãs, o mesmo aconteceu aqui. E neste sentido, o papa está certo. Os índios não aceitaram nada a ferro e fogo, pelo menos onde os missionários passaram. O resto é coisa de Hollywood. Muitos índios se recusaram ase converter. E as culturas não estão petrificadas. Vejaa nossa, a ocidental, as transformações pelas quais ela passou em, digamos, dois mil e quinhentos anos... Agora, se ele quer petrificar a Igreja Católica isso é lá com as negas dele. Mas não cabe a mim querer ensinar pra um sujeito que está lá dentro como se governa uma instituição com dois mil anos de idade...

    Marcadores:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER