This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, março 19, 2007

    Palavras

    Bento 16 está batendo em dois grupos ao mesmo tempo. Ao enrijecer o rito da missa, cortando o contato entre os fiéis, ajustando a conduta dos sacerdotes e sugerindo a volta do latim, bate nos carismáticos. É a turma conservadora e animada de dondocas mil que segue os Marcelo Rossi, padre Zecas da vida.

    Ao partir contra aborto, eutanásia e, principalmente, casamento homossexual, o papa fere em suas causas queridas os setores mais libertários da Igreja.

    Mas a reforma da missa ou o a pancada em coisas como aborto ou casamento homossexual não são importantes, são detalhes. Homossexuais já lidam com a exclusão em boa parte das religiões. Já sabem que, perante sacerdotes de quase todas as crenças, são pessoas piores.

    Azar o das religiões.

    Quando Bento 16 bate nos que casaram pela segunda vez, é diferente. Não está batendo em libertários ou conservadores; bate no fiel comum, pacato. Aí está demonstrando um reacionarismo ímpar. O direito ao divórcio, ao fim de um casamento frustrado, a recomeçar a vida, é não só unânime no mundo ocidental como é tolerado por quase todas as religiões. Está entre as coisas básicas do viver.

    É o direito de, tendo errado, levantar a cabeça, seguir em frente, buscar a felicidade. Um direito humano, inalienável.

    Mas, principalmente, e isto diferencia a questão do divórcio de aborto ou casamento entre gays, é um direito já conquistado. Que não é mais polêmico. Já digerido e habitual da sociedade. É verdade que a Igreja jamais o permitiu, mas já há muitas décadas fingia não ver – o que é do jogo.

    Bento 16 não quer apenas lutar contra direitos que a sociedade civil no ocidente fatalmente concederá a todos seus habitantes: caso do aborto, caso do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ele quer também reverter direitos conquistados, quer voltar o tempo.

    É mostra de algo que não estava claro embora já sugerido: Sua Santidade não entende o mundo em que vive. Está descolado do cotidiano das pessoas, ligado a outra época muito distante no passado.

    Há quem diga que ele é o papa e que, portanto, o que ele diz sobre a Igreja é direito seu e que quem não quiser obedecê-lo que não seja católico. Pronto.

    Exatamente.

    Ao negar total e completamente a Revolução Sexual, Sua Santidade se põe ao lado dos movimentos mais conservadores do Islã.

    Uma de duas coisas acontecerá nas Américas de Boston a Buenos Aires, na Europa de Lisboa à Polônia. Ou a Igreja ficará obsoleta. Ou o papa ficará irrelevante, uma rainha da Inglaterra, um líder que ninguém obedece.


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER