This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, março 15, 2007

    Assaltos

    De vez em quando publico aqui numeros sobre a imensa lucratividade atingida pelos bancos no Brasil.

    Aí aparece alguem para comentar: por que você está falando disso, os bancos estão no papel delas, são empresas capitalistas, o objetivo delas é ter lucros mesmo, enfim...

    Não se trata somente dos lucros absurdos num país como o nosso
    mas também - ou principalmente - dos metodos utilizados para alcançar estes lucros.

    Por exemplo: recentemente, a caderneta de poupança, o patinho feio dos investimentos, por contingências casuais começou a melhorar seus índices de rendimentos para quem deposita dinheiro por ali.
    Constatou-se inclusive uma ligeira migração do populacho (aquele que pode isso, é claro, ou que pensa nisso) de investimentos bancários para a poupança. (Todos dão uma merreca, comparado com a corrosão inflacionária que mesmo baixa é demais, mas isso é outra história.)

    A poupança é a caderneta do povo. Os bancos tem poder e o povo não tem poder. Os bancos cochicharam no ouvido do nosso governo - uma mãe para os bancos - que deu um jeitinho. Manipulou regras de modo que o rendimento da poupança caiu, deixando de incomodar os bancos.


    adendo
    Por falar nisso, mais um desenho do Nani que voces poderão ver na exposição "Nani, de Esmeraldas para o Mundo", na Laura Alvim (Vieira Souto 176):



    (clique na tira para ampliar)

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER