This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, fevereiro 03, 2007

    Muro Brother Brasil


    MOCA, nosso correspondente nas Alterosas, manda esta história curiosa, versão interiorana do voyeurismo eletronico que grassa no mundo, alternativa local ao global.

    A reportagem é do ESTADO DE MINAS


    Menor emissora de TV do mundo lança sua versão para o BBB

    Integrantes do "confinamento", tendo como líder Maria da Piedade, de 68 anos, mãe do apresentador do programa
    (Daniela Mata Machado/Estado de Minas)

    Cristina Horta/EM
    Patrocinada pela fábrica de chupe-chupe de dona Maria da Piedade, estréia
    em Sabará, na Grande BH, a nova edição do 'Muro Brother Brasil', programa
    da menor emissorade TV do mundo



    Vestindo roupa nova, que ele garante ter sido confeccionada especialmente para a estréia do programa, Francisco Dário Santos, que agora é Chiquinho Mial, abriu na sexta-feira à noite as transmissões do Muro Brother Brasil. Para garantir o sucesso da nova atração da TV Muro, ele espalhou câmeras pela casa onde vive com a mãe, Maria da Piedade, e convocou parentes, amigos da família e até o cachorro para entrarem no confinamento noturno – durante o dia, cada um tem de cuidar da sua vida.

    Ontem pela manhã ele já havia percorrido a vizinhança divulgando o programa. Enquanto, no Big Brother da Globo, Pedro Bial convoca os telespectadores a darem uma "espiadinha", Chiquinho Mial convida os "murospectadores" de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a darem "uma olhadinha no buraco do portão". E Chiquinho avisa: enquanto o BBB 7 estiver no ar, a segunda edição do Muro Brother também será transmitida.

    Os participantes da atração são Jorge Luís (editor da TV Muro), Thâmer Pimentel, Fabrícia Rodrigues, Jucélia Batista e as crianças Thayná, de 11 anos, Taís, de 8, e Sandy, de 7, além do cachorro Duque, vencedor da primeira edição do reality show, no ano passado. Dona Maria da Piedade também participa e, aliás, é ela quem decide quase tudo no Muro Brother. Aos 68 anos, a mãe de Chiquinho é a pessoa mais velha da casa e, por isso, é também a mais importante (quanta diferença para o Big Brother da Globo, não?). É ela quem resolve, por exemplo, quem é o "guardião", que tem imunidade no "murão" – o paredão do Muro Brother. As crianças também têm prioridades: "Elas só podem ser eliminadas depois do terceiro murão", explica Chiquinho.

    Cristina Horta/EM
    Chiquinho, conhecido pela criação da TV Muro, estréia figurino para comandar o reality show

    As câmeras posicionadas na sala, na cozinha, no quarto que serve de estúdio para a TV Muro, no quarto de dormir e em frente ao banheiro foram todas doadas por pessoas que acreditam no sonho de Chiquinho e querem torná-lo mais real. Mas o grande patrocinador do Muro Brother é a fábrica de chupe-chupe de dona Maria da Piedade.

    Há ainda uma sexta câmera, instalada junto ao telhado, com o foco virado para a rua, que Chiquinho chama de "câmera do povo". É por meio dela que os "murospectadores" se comunicam com os confinados e até se vêem, fazendo festa e torcida pelos seus preferidos, na tela de um aparelho de TV posicionado em cima do muro da casa de Chiquinho. Na hora de votar, o público faz fila no portão. Explica-se: é que não há votação por telefone, mensagem de celular ou internet. Para cada candidato emparedado – ou seria "emurado"? –, é necessário dar um determinado número de batidas no portão da casa. O bike link – link de TV montado numa bicicleta que Chiquinho conduz pela cidade para entrevistar os conterrâneos – também ajuda a dar o termômetro da audiência pelas ruas de Sabará. "É como o De olho no Big Brother", Jorge Luís compara.

    O confessionário do Muro Brother é o banheiro. A câmera instalada em frente a esse cômodo foca os brothers que, sentados sobre o vaso sanitário, votam nos companheiros que devem ir para o paredão, ou melhor, murão. Mas ninguém é filmado enquanto usa o banheiro: a câmera fica do lado de fora e basta fechar a porta para que não se veja nada lá dentro. Triângulos amorosos, bebedeira e todas aquelas frivolidades do Big Brother também não estão na pauta. Dona Maria da Piedade é quem dita as regras por lá, se lembram? Mas quem acha que isso torna o programa morno, está muito enganado. Não vai faltar assombração para movimentar a atração. "Esta casa já foi uma fábrica de caixões", Chiquinho avisa. "E vai ter muitos fantasmas aqui durante o Muro Brother, inclusive a 'mulher do algodão', que vai sair de dentro do banheiro."


    Dez anos em cima do muro

    (Daniela Mata Machado/Estado de Minas)


    Cristina Horta
    Jucélia e Fabrícia em um dos ambientes vigiados
    pela câmera de Chiquinho



    A TV Muro está completando 10 anos de transmissões no muro da casa de Chiquinho, na Rua São Francisco, no Centro de Sabará. Aos 23 anos, quando resolveu transformar seu sonho em realidade ele tinha apenas uma câmera, comprada com o dinheiro que ganhou vendendo brinquedos reciclados. De lá pra cá, suas participações em programas de TV aumentaram a popularidade da "menor TV do mundo" e ele acabou ganhando mais câmeras, videocassetes e até um gravador de DVD.

    "Mas ainda precisamos de mais uma televisãozinha", afirma. Em casa, Chiquinho tem apenas duas: uma de 20 polegadas na sala e outra de 14 no estúdio (sic), usada tanto para editar as imagens da TV Muro quanto para fazer a transmissão, em cima do muro. Mas quem se lembra de quando ele começou deve ficar admirado de como esse rapaz, que durante o dia trabalha na Prefeitura de Sabará, chegou tão longe. Afinal, o embrião da TV Muro era uma "TV" que consistia de uma caixa de papelão, cuja programação – de papel – era exibida por meio de giros numa manivela. Uma coisa, entretanto, não mudou: a principal anunciante, já naquela época, era a fábrica de chupe-chupes de dona Maria da Piedade.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER