This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Assinar
    Postagens [Atom]

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, fevereiro 13, 2005





    Muita força e carinho para o amigo querido Laerte...

    JAGUAR, O FERA DO HUMOR


    - Desse jeito você vai acabar perdendo todos os seus amigos.


    Me lembrei do comentário de Rafael Lima neste blog0news:
    Você vai ficar maluco se tentar colocar uma ordem nos cartuns do Jaguar, Ricky. No máximo, acho que dá para fazer alguma separação temática: cartuns, charges, quadrinhos e olhe lá.
    Pra piorar, isso dele não guardar originais e os originais que guarda serem em tamanho micro; talvez vais ter que espalhar tudo num paredão só. Ou vários.
    O que eu mais gostaria de ver seria uma seleção das tiras dos Chopniks ampliada. Isso seria de chorar.


    Pois é, Rafael, pena que não achei ainda nenhum original do Chopnics.
    Nem do Sig!
    Mas aqui vai outra turma pra você matar saudades...



    A IMPRENSA IMPRENSA


    Gil ministro se deixar fotografar em sua casa sendo depilado é esquisito
    mas nem se compara ao uso que acabou sendo dado à matéria pela editoria da Folha.

    A imagem acima reproduz a parte de cima (a principal) da primeira página da Folha de São Paulo de hoje.
    A Folha promove uma campanha com denuncias reais ou exageradas contra gastos supérfluos de integrantes do Governo, encaixando-os no sentimento já arraigado entre o povo de existir um deslumbramento por parte dos recém-chegados ao poder. (Vide o caso AeroLula).

    A foto de Gil não tem nada a ver com a história. Ele está sendo depilado, por senhora contratada de seu bolso, a fim de sair num bloco no carnaval onde todos estarão lisos nos torsos. Mas não tá ali encaixando direitinho nos ministros que tão embolsando a grana do pobre povão sofrido?
    O que fica, pra quem bate o olho?

    (Pra quem não tem lupa periférico ao computador, esse sample do site da Folha dá uma pala do que trata o texto miudinho à direita:)



    CASO LUMA

    Ela é exagerada em suas paixões mas neste caso estou com Cora Rónai.

    Abrir enormes espaços numa primeira página de jornal para Lumas é um acinte. É esfregar na cara do leitor que ele é um idiota. E que se pode fazer a imprensa de joguete.

    Os fotógrafos combinarem de se vestirem de preto quando tiverem que fotografar Luma é pouco. Os fotógrafos deveriam se recusar a tirar fotos dela e os editores a publicar matérias com ela. Se a onda é essa, mulher boa disposta a aparecer com peles de fora não falta. E muito mais interessante.

    A escrotidâo que ela armou pra cima de um fotógrafo no resort da Bahia seria suficiente para ela passar um tempo na geladeira das pautas. Mas Luma tem um currículo vezeiro de sacanear a imprensa quando lhe interessa e logo depois bajular a imprensa quando lhe interessa. Os jornais, principalmente os grandes jornais, deveriam acudir mais para o que lhes interessa - ou o que é realmente importante para o leitor - do que para os interesses de celebridades, a maioria dos quais eles mesmos fabricaram sobre substancias totalmente vazias e desprovidas de sentido (a não ser aquele bom sentido do Casseta & Planeta, o de dentro pra fora ou de fora pra dentro).

    Os argumentos pelo enorme estampar de Luma na cobertura do carnaval é que ela é notícia. Portanto, merece o espaço. Luma é Oliveira é notícia falsa. É uma grande mentira, como a sua alegada gravidez. Se apresentassem aos editores de primeira página, uma manchete do caralho, que venderia jornal à bessa, mas que fosse uma notícia falsa, uma cascata inventada, eles publicariam?

    Críticos da questão protestam o espaço dado a uma pessoa "que passa valores tão errados". Não é por aí. Os editores do Globo e alguns leitores contra-argumentam que então não se poderia destacar imagens de facínoras na primeira página, ntidiamente maus-exemplos.
    É pelo lado realmente da notícia (e aqui estou falando em jornalismo e não em vender jornal): um serial killer matou diversas pessoas. Um ditador aterrorizou um país. E assim por diante? O que fez Luma para ser notícia? Deu para um bombeiro, um policial, um milionário? É boa e gostosa? Ao contrário do facínora, Luma apenas fascina.
    Não por brilho próprio mas pelos reflexos dos refletores que lhe rodearam.

    Está mais do que na hora de toda a imprensa dar uma faxina naquilo que pensa que fascina. Luma é uma ponta quente e ardente de um iceberg que é este cultura de culto à celebridade vigente e incentivado pela imprensa em cima do nada. Isto é que "mina os nossos valores". Não são os ídolos com pés de barro, são as personalidades com cérebro de minhoca e formigas no rabo e um nada nas veias.

    Dizem "é disso que o povo gosta", numa falsa modéstia de ocultar o quanto os meios de comunicação formam (e deformam) este gostar.

    Outro argumento pró-Luma é o da folia momesca, que carnaval é hora de mulher despida na capa, e que Luma de Oliveira representa o carnaval. Que carnaval, cara-pálida (e bota pálida nisso) ? Num momento em que os blocos estão bombando, que o carnaval de rua retoma as ruas, que o desfile sambadrome passa por alterações coreográficas significativas...

    ou - para nos mantermos dentro do raciocínio de que o verdadeiro carnaval é mulher gostosa e pseudo-pelada nas fotos -
    há uma nova geração de seres femininos bem-dotadas de carne que "representariam o carnaval" com mais pujança e atualidade e - como classificam - mais formas de "conteudo jornalístico". Luma já deu o que tinha que dar (embora, com certeza, vai continuar dando e muito).

    Resumindo, houve tres grandes notícias no carnaval. Realmente destaques para capas. A velha guarda da Portela ter sido impedida de desfilar. As inovações da Unidos da Tijuca. A vitória na quarta da Beija-Flor. Alguem viu Luma de Oliveira provocando uma fração do reboliço destes acontecimentos?
    Com bases jornalísticas, uma senhora portelense chorando na avenida seria muito mais destaque que uma Luma posando estática.
    Com base na promoção de vendas (o que realmente manda na imprensa de hoje) está mais do que na hora de entrar lumas, quer dizer, numas, e dispor outras sobre o balcão do açougue.

    E com base de vergonha na cara tava mais do que na hora de mandar essa mulher vestir uma calcinha, calar a boca, e aproveitar as mangueiras disponíveis pra baixar o fogo de sua ardência por notoriedade. Quem gosta de sequestrar e dar porrada em fotógrafo deveria ser notícia é de página policial.



    GONGO PRO GONZO

    Mas uma polemica muito mais interessante de se acompanhar no carnaval foi detonada por Pedro Doria ao descascar Hunter Thompson a propósito do lançamento no Brasil (tantos, tantos anos depois) de "The Great Shark Hunt", coletanea de reportagens deste jornalista ensandecido em início de carreira.

    Som, fúria e paspalhice - Pedro Dória

    Rafael Lima responde na cara do gol

    Tréplica bem-humorada de Pedro Dória

    Uma explicação, digamos, "técnica", do Insanus

    Meu pitaco seria apenas pra dizer que se a abordagem refere-se especificamente a este livro, tem um certo sentido, principalmente pois os americanismos do caçador Hunter irritam nossa pele machucada de cá

    mas se pretende comentar o jornalista Hunter S. Thompson ou o jornalismo Gonzo,
    fica deslocado pois The Great Shark Hunt é pois é uma obra inicial e meio verde ainda em sua carreira.

    desculpem a comparação mal-ajambrada
    mas seria como discorrer sobre a música dos Beatles com base em She Loves You.
    (Pensando bem, como se baseia numa versão traduzida do Thompson, seria como discorrer sobre a música dos Beatles com base em portugues de I wanna hold your hand.)


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER