This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • quarta-feira, setembro 22, 2004



    Via IRIS : The Village (M.Night Shyamalan, 2004)

    Nos contos de fadas as florestas eram cenãrio constante
    mais do que lugar uma presença palpável cercando e cerceando as aldeias e os aldeões.
    O desconhecido = o perigo.
    Pela floresta afora seguia também o caminho que levava a mudanças e à perda de mao de obra para locais porventura mais interessantes.

    Os caminhos eram desertos e sempre havia um lobo mau por perto.

    Isto tornou-se atávico em nós que descendemos dos personagens destes contos ou das lendas indigenas ou dos cantos africanos nas clareiras das selvas.

    É nessa região geográfica e da mente e neste rincão do medo e dentro desta sociologia dos mores que está localizada o Vilarejo do Shyamalan.
    O maior mérito do diretor é recriar e construir com solidez este clima e criar e construir meticulosamente um universo tempo-passado-fora-do-tempo desta vila que seja coerente em todos os detalhes de produçao.
    Assim o filme é mais um ficçao-científica (nos moldes classicos, desdes que discutem mais o espaço interno dos homens do que o externo das galáxias) do que um terror.

    Shyamalan detonou uma carreira de expectativas com O Sexto Sentido e Unbroken (um dos melhores - senao o melhor - sobre heroi de historia em quadrinhos). E jogou isto fora ao embarcar com Mel Gibson no péssimo Sinais .
    Por isto entrei no perimetro desta Vila com apreensáo.
    Mas, morando lá, percebi que o filme é excelente.

    A parte técnica é elegante, com uma fotografia classuda, uma edição rigorosa que muito ajuda ao nos trazer este universo. Uma historia sutil como na cena em que o par romantico finalmente aproxima os rostos para o beijo mas a cämera se afasta e mostra a cadeira de balanço sozinha na varanda.

    Há quem leia no filme toques sobre o uso do medo por nossos Imperadores atuais para manipular seus suditos. E há quem desmereça o filme por considerar apenas a historia da superficie e dizer que sacou muito antes o que realmente acontecia na Vila. Nada disto importa. O filme é bom, além da história e sem a ajuda de monstros como Bush.



    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER