This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • terça-feira, agosto 24, 2004

    Via IRIS: Heaven´s Gate (Michael Cimino, 1980)

    O célebre fiasco que faliu a United Artists e amaldiçoou Cimino para sempre. O filme que estourou seu orçamento em 400% e rendeu inicialmente 5% de seus custos. A produção interminável que se arrastava e nunca ficava pronta, numa espécie de Chatô, e que resultou num filme de mais de cinco horas de duração (exibido nos cinemas com duas horas e muito, disponivel agora em DVD numa versão de tres horas e meia).

    Quando vi Heaven´s Gate nos anos 80, gostei muito do filme. Talvez um pouco em reação a tanta crítica negativa e defendendo os percalços do criador insano diante da indústria cerceadora. Agora o vi novamente sob um distanciamento e percebi como é realmente inchado (bloated would be a correct term) e perambulante sem coesão.

    O prêambulo ´(20 anos antes) é longo e sem precisão (tanto no sentido de preciso quanto no de necessário). O curto epílogo (20 anos depois) então jánão faz mais sentido. O miolo tem uma ótima historia - a partir de um massacre real de imigrantes no Oeste americano - mas não se sabe contá-la com maior impacto além do deslumbrante aspecto visual.

    Porque visualmente o filme tem grandes momentos (leia-se Vilmos Zigmond), principalmente nas grandes cenas de movimento intenso como nas danças (compare a academica e circular em Yale com a caótica e retangular na roça). Mas a cena da batalha central à história - outra cena de superprodução - resulta destroçada.

    Enfim, percebi como é uma obra pretensiosa e egomaníaca que se perde nos desvãos desta própria pretensão. O portão do paraíso dá no purgatório da falta de foco e sensibilidade. Cimino era bom mesmo pra caçar veados (the Deer Hunter).

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER