This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • domingo, dezembro 21, 2003


    EMBRULHADO PRA PRESENTE


    A captura do Saddam - e nessas circunstâncias - agitou a Internet não só com a veiculação de notícias a respeito mas também com uma de suas caracteristicas mais interessantes: a formulação de conjecturas e teorias.

    A mais recorrente é a de que aquele nao era o verdadeiro Hussein. Os americanos capturaram um dos vários sósias de Saddam e depois não quiseram reconhecer o erro. Ou então teriam deliberadamente armado uma farsa com um sósia pra alardearem sua captura em tempo pro Natal. Tendo, antes, avacalhado com a figura do ex-ditador pra esculhambar com sua imagem.
    (Seria por isso que ele aparecia tão desnorteado? Não estaria muito certo em como desempenhar seu papel?)

    Alias, sobre isto, corre informação de que a desorientação seria resultado de um ataque por gas paralisante ou algo que afetasse sua capacidade neural, atirado no buraco antes das tropas americanas entrarem...
    E sustentam com provas e fotos - nenhumas comprovaveis mas tambem nao desmentiveis - de passaros caidos mortos em volta do esconderijo sadâmico.

    Outras teorias são mais elaboradas e detalhistas.
    Sabem aquela foto que rodou o mundo com os dois soldados americanos, totalmente fardados e equipados, posando triunfantes ao lado de uma tamareira?
    É falsa. Ou pelo menos não foi tirada agora.

    O pé está cheio de tâmaras. Todo árabe sabe que as tâmaras só dão no verão (verão no hemisfério Norte é o oposto de agora). Em dezembro as árvores estão vazias, e se tiver por acaso alguma fruta em seus galhos estariam secas, marrons, não amarelas e viçosas.

    Mas uma versão significativa está sendo postulada pelo Debka, um site de estratégia que muitos dizem ser uma fachada para o serviço secreto israelense. Por que um homem tão vaidoso, tão orgulhoso, tão confiante e cheio de si (mesmo nas derrotas - vide primeira guerra do golfo), surge agora alquebrado, desgrenhado?
    (O Saddam que conhecemos certamente levaria em seu kit de fuga a tintura para os cabelos...)

    Debka diz: ele realmente estava escondido naquele buraco. Mas não por vontade propria e sim como prisioneiro dos proprios iraquianos, possivelmente de seus próprios guarda-costas e auxiliares de fuga.
    Pode ter sido tambem a bandidagem local ou espertos caçadores de recompensas.

    Fora traido por iraquianos de olho na recompensa dos 25 milhoes de dólares (que os americanos depois renegariam). Foi agarrado e mantido prisioneiro num buraco vigiado enquanto se desenrolavam as negociaçoes em torno de recebimento desta recompensa. Só que os invasores (com ajuda de curdos) romperam o trato e trataram de procurar/capturar o elemento por conta própria e de maneira mais espetacular.

    Afinal, não ficava bem encerrar essa historia concluindo-se que os americanos ao fim nao conseguiram localizar e capturar seu inimigo supremo, tendo que depender dos invadidos e de traição e de grana pra obter seu objetivo.

    Debka suporta sua teoria: o desgrenhamento deve-se ao fato de não ter tido acesso a água (lavar os cabelos, fazer a barba) por várias semanas. A desorientação deve-se a estar também por várias semanas presas dentro de um buraco sem luz e maiores possibilidades de movimentação.

    Saddam estava bastante faminto. Na casebre ao lado do buraco havia comida. E o buraco em si? Saddam era (ou é) um homem cuidadoso, detalhista, planejador. Tinha uma rede quase infindável de malocas, planos de fuga, e se estivesse agindo por vontade própria, mesmo nos piores sufocos, estariam num buraco ou esconderijo melhor transado.
    E - atenção - não havia como sair do buraco por dentro. Se ele quisesse, se desse uma louca nele, nao aguentasse mais o fedor e a claustrofobia, nao tinha como subir e dar uma voltinha. A tampa do buraco estava bloqueada com o peso de pedras & tijolos, somente retiráveis por alguem de fora.

    E por aí vái... passando pela ausência no casebre ou no buraco de qualquer mecanismo de comunicação com outras pessoas fora dali (nem um pombo-correio, eles citam)... citando que Saddam na verdade ficou aliviado de ser encontrado pelas tropas americanas, certo estava de que seria executado por seus captores...

    Bom, agora vem o espetáculo do julgamento.
    E a guerra continua.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER